Topo » Loja » MINIATURA 1/43 »

R$279.00

ALFA ROMEO CORVETTE LOBO MECÂNICA NACIONAL CAMILLO CHRISTÓFARO

ALFA ROMEO CORVETTE ESPECIAL
GP PRÊMIO PRESIDENTE DO ABC - INTERLAGOS SP
#18 `LOBO DO CANINDÉ ´ CAMILLO CHRISTÓFARO
12 / 06 / 1960 - 1º NA CATEGORIA MECÂNICA NACIONAL

Miniatura inédita mundial, com projeto HandMade 1/43 em resina PU com o exclusivo processo de pó de alumínio,produzido pela VOLAREBRASIL..

Detalhes em photoetchd e metal zamak, com reprodução do cockpit e layout da época.
Embalagem de acrílico luxo com foto impressa translúcida.

Não é miniatura Altaya, ou IXO, ou Automodelli, ou Minichamps, ou Spark... Modelo exclusivo e inédito desenvolvido e produzido pela VOLAREBRASIL.

SÉRIE LIMITADA COM POUQUÍSSIMAS MINIATURAS PRODUZIDAS EM HOMENAGEM - AUTOMOBILISMO BRASILEIRO / GRANDES EQUIPES E PILOTOS.

Escuderia Lobo comandada pelo experiente piloto Camillo Chirstófaro, apelidado o Lobo de Canindé. Sobrinho de Chico Landi, iniciou a carreira em 1956, e de lá até o início da década de 70 subiu ao pódio quase 50 vezes, 25 delas como vencedor da prova.

Camillo projetou e construiu em sua oficina paulistana o primeiro carro com que disputou uma competição, feito que se repetiria por diversas outras vezes. Iniciado em 1954, se tratava de um monoposto categoria “Mecânica Nacional” montado sobre chassi Alfa-Romeo importado, equipado com motor Ford norte-americano de 3,9 l e carroceria de desenho próprio. Conhecido como Camillo Especial, o carro não completou a corrida. No entanto, transformado em biposto, disputaria mais três provas em 1956, obtendo ótimos 4º e 3º lugares na categoria. No ano seguinte, das quatro corridas nas quais pilotou o carro, venceu a primeira e por duas vezes ficou em 2º.

Seu segundo monoposto (chassi Alfa-Romeo e motor Chevrolet Corvette de 4,3 l) estreou em 1958, nas II 500 Milhas de Interlagos, se posicionando em 2o lugar na colocação geral. Entre 1958 e 1961 o carro participou de uma dúzia de provas, conquistando três primeiros e dois segundos lugares na categoria MN. Ainda em 1961 correu com o terceiro monoposto de sua construção, agora com chassi Maserati e o mesmo motor Corvette: até 1966, das 15 corridas disputadas, conquistou inacreditáveis oito vitórias na categoria.

Mas a essa altura Camillo já fora enfeitiçado pelas carreteras, com as quais vinha correndo desde 1957. Em 1963 começou a construir a sua própria, a partir de um Chevrolet cupê que adquirira no início dos anos 50. Encurtou o chassi, rebaixou a carroceria em mais de meio metro e inclinou os para-brisas; as carenagens dianteira e traseira foram moldadas em alumínio. O carro recebeu suspensão dianteira independente com molas helicoidais, freios a disco nas quatro rodas e pneus radiais; a suspensão traseira e o câmbio vieram de uma Ferrari 250 GTO. O motor Chevrolet V8 de 5,3 l foi totalmente retrabalhado, atingindo potência estimada de 400 cv.

Conhecida como “a Carretera 18“, número utilizado por Camillo desde sua primeira corrida, o carro viveu estrondoso sucesso – de público e nas pistas. Moderno e aerodinâmico como nenhuma carretera até então conseguira ser, venceria quase 1/3 das muitas provas que disputaria até 1971, quando foi aposentada: em 37 corridas, obteve 12 primeiros, três segundos e dois terceiros lugares, totalizando 17 pódios – ou seja, obteve pontuação em 45% das competições das quais participou, tendo Camillo ou Eduardo Celidônio ao volante.

Em dezembro de 1971, com o envelhecimento de seu carro, Camillo se voltou para um Fúria com motor Ferrari (e logo depois Chrysler V8), com o qual encerrou a temporada de 1971 e disputou a seguinte. Em 1973 migrou para as Divisões 1 e 3, correndo com Ford Maverick, aí permanecendo até 1976, quando abandonou as pistas.
Camillo faleceu em 1994, aos 66 anos de idade.

Pesquisa texto - Lexicar Brasil
( Recomendamos o Excelente Site Lexicar )

Revisões
Fabricantes
Pesquisa Rápida
 
Use palavras-chave para encontrar o produto que você procura.
Pesquisa avançada
Informações da Marca
outros produtos
produtos compartilhados
Compartilhe via E-Mail
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter
Idiomas
pt-br English
VOLAREBRASIL - RÉPLICAS EM ESCALA 1/400 AERONAVES CLÁSSICAS BRASILEIRAS E MINIATURAS 1/43 DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO.
REVISTA COLECIONISMO BR`` A Mais Nova Tradição No Colecionismo Brasileiro´´.
www.volarebrasil.net.br
www.facebook.com/revistacolecionismobr
volarebrasil@volarebrasil.net.br
.

ATENÇÃO! Ao receber solicitações com o nome/email da VOLAREBRASIL e REVISTA COLECIONISMO BR, com pedidos de pagamento on-line,
solicitações para baixar arquivos, solicitações para links redirecionados...
Informamos que NÃO enviamos e-mails com estas solicitações. São falsas comunicações.