MECÂNICA `NACIONAL´CONTINENTAL BRASIL
1º GP VITÓRIA DA DEMOCRACIA - INTERLAGOS SP . 05 / 07 / 1964
CAMILLO CHRISTÓFARO . MASERATI / CORVETTE - LOJAS PIRANI
1º LUGAR MN - MECÂNICA ( NACIONAL ) CONTINENTAL
OU
GP PRÊMIO ANIVERSÁRIO ACESP - INTERLAGOS SP 30 / 06/ 1963
LUIS VALENTE . ALFA ROMEO / CORVETTE - 1º LUGAR MN
1ª VERSÃO EQUIPE BISCOITOS DUCHEN ESPECIAL
MECÂNICA ( NACIONAL ) CONTINENTAL.
Nos anos 30 até os anos 50, foram realizadas na América do Sul, diversas corridas internacionais de Grand Prix e corridas extra-campeonato de Formula 1. Como as viagens até as terras latinas era de navio,e muito longa, os participantes vendiam seus bólides de corridas aqui, devido o alto custo da volta para Europa.
Muitos deles estiveram no Brasil e Argentina. Aqui no Brasil, houveram uma das mais velozes competições do mundo na época: Mecânica Nacional. Era em maioria,chassis de Formula1 com os carros Maserati, Talbot, Ferrari, Alfa Romeo e alguns carros esporte. Porém, manter um chassis de Formula1 era uma coisa, e manter um motor de Formula1era outra...
Os motores, naquele tempo, era na maioria os motor 2.5, seis cilindros, que eram motores bem sensíveis, e as peças de reposição eram difíceis de serem encontradas no Brasil. Então veio uma ideia…
A ideia era criar uma categoria com estes carros, equipados, ao invés do motor original, com motores V8 americanos (quase os mesmos utilizados na USAC ChampionShip Car, na época), os motores Chevrolet Corvette, Ford e Studebaker.A categoria foi denominada - Mecânica Nacional MN, porém, com o interesse de pilotos argentinos, que tinham carros dessa época, a categoria se tornou - Mecânica Continental MC. Foi como misturar a Formula1 com a USAC ChampionShip Car. Porém, a categoria não tinha só carros da Formula1, tiveram também carros nacionais disputando posição com os Maserati e Ferrari.
Muitos ”charutos” estavam correndo até 1967, e maioria destes carros estavam velhos e muito perigosos (eram carros muito rápidos com motor muito potente, mas a falta de segurança dos autódromos, acabou com a categoria, que correu desde o fim dos anos 40.
Hoje, está difícil resgatar a história, e os carros desta categoria. Muitos dos pilotos modificaram os chassis dos carros, e fizeram novos ”charutos” com os velhos Formulas. Alguns viraram protótipos. Muitos dos pilotos da época morreram e pouco se foi escrito da categoria, então, há muito pouco sobre esta categoria Brasileira. É uma categoria para se orgulhar no Automobilismo Nacional.
Pesquisa - Ramon Mendes
MINIATURA MECÂNICA `NACIONAL´CONTINENTAL
- Réplica 1/43 Resina PU com pó de alumínio
- Reprodução dos detalhes originais com peças em photoetchd ( alumínio - fotocorrosão ) e várias partes em metal zamak.
- Interior detalhado do cockpit
- Embalagem de acrílico com cúpula