R$299.90

FORD MAVERICK NELSON PIQUET / P.GUARACIABA 1000KM BRASÍLIA 1976

FORD MAVERICK ( DIVISÃO 1 )
1000 KM DE BRASÍLIA 1976
NELSON PIQUET / PAULO GUARACIABA

Os “Mil Quilômetros De Brasília” é, juntamente com as Mil Milhas, os 500 Km de Interlagos e as 12 Horas de Porto Alegre, uma das provas mais tradicionais do automobilismo Brasileiro.
O evento começou a ser idealizado na época da inauguração de Brasília e a escolha do percurso de mil quilômetros se deve à distância aproximada entre a antiga e a nova Capital da República.

Na sua primeira edição, realizada em 1962, a prova foi vencida pelo FNM 2000 JK pilotado pelos paulistas Antônio Carlos Aguiar e Antônio Carlos Avallone e contou com a estréia da equipe Willys em competições, com Interlagos.

De 1963 a 1965 a prova teve duração de 12 horas e não de mil quilômetros, critério que voltou a ser usado a partir de 1966, quando a prova abriu o primeiro campeonato brasileiro de velocidade, que foi disputado naquele ano.

Nesse período, que se prolongou até 1970, as provas foram disputadas por veículos de Turismo, Grã-Turismo e Protótipos, conforme previam os regulamentos técnicos e desportivos da época.

A partir de 1971 foi proibida a realização de corridas de automóveis nas ruas de Brasília e assim, os Mil Quilômetros somente voltariam a ser disputados em 1974, depois da inauguração do autódromo, com veículos de Turismo Grupo 1, que tinham um pequeno nível de preparação.

Era a época dos Ford Maverick e dos Chevrolet Opala que se manteve ativo até 1976 quando, em função da crise mundial do petróleo, as corridas de longa duração foram proibidas em todo o território nacional.

Somente em 1980 a prova voltou a ser disputada com os participantes utilizando álcool hidratado como combustível, em evento que teve total apoio do Governo Federal e reabriu a disputa de provas de longa duração no País.

Nos anos de 1980 e 1981 a prova recebeu veículos das categorias de Turismo, que eram disputadas no Brasil: Stock Car, Torneio Nacional Passat, Copa Fiat 147, Torneio Ford Corcel e Chevette, com classificação através de um sistema de “handicap” onde os menos potentes precisavam percorrer uma distância menor do que os mais potentes. Em 1982, a prova foi disputada por veículos de força livre.

A partir de 1983 a prova Mil Km de Brasília passou a fazer parte do calendário do recém criado Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, situação que permaneceu até 1985, quando provas de longa duração deixaram, de fazer parte do calendário nacional.

Essa nova interrupção ocorreu até 1999, quando a prova voltou a ser disputada, então com carros da chamada categoria “Endurance”, modalidade que vinha ganhando força no País desde 1997. Nessa nova fase os Mil Km foram disputados até 2005, fazendo parte do Campeonato Brasileiro de Endurance, criado a partir de 2002.


Set Collectors FORD MAVERICK NELSON PIQUET - 1000 KM BSB 1976
- 1 Exemplar Da Revista Colecionismo BR - Nº 1
- 1 Exemplar Da Revista Colecionismo BR - Nº 2
- 1 Exemplar Da Revista Colecionismo BR - Nº 3
- 1 Exemplar Da Revista Colecionismo BR - Nº 4

- 1 Miniatura HandMade 1/43 -FORD MAVERICK

- 1 Embalagem De Acrílico Luxo Com Cúpula Expositora e Número De Série Comemorativo Com certificado Numerado.

VALOR DO SET ( 4 REVISTAS + 1 RÉPLICA FORD MAVERICK 1/43 + EMBALAGEM ACRÍLICO EXPOSITORA ) R$ 299,90 + CORREIO.

Série Comemorativa Automobilismo Brasileiro. Réplica HandMade 1/43 Resina PU com pó de alumínio, produzida pela VOLAREBRASIL ( www.volarebrasil.net.br ).Detalhes em photoetchd e metal zamak, com reprodução e layout da época.

IMPERDÍVEL !

REVISTA COLECIONISMO BR / VOLAREBRASIL
A Mais Nova Tradição No Colecionismo Brasileiro


Pesquisa texto - Silvia Faustino Linhares

Reviews

Manufacturers
Quick Find
 
Use keywords to find the product you are looking for.
Advanced Search
Manufacturer Info
Other products
Share Product
Share via E-Mail
Share on Facebook Share on Twitter
Languages
pt-br English
VOLAREBRASIL - RÉPLICAS EM ESCALA 1/400 AERONAVES CLÁSSICAS BRASILEIRAS E MINIATURAS 1/43 DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO.
REVISTA COLECIONISMO BR`` A Mais Nova Tradição No Colecionismo Brasileiro´´.
www.volarebrasil.net.br
www.facebook.com/revistacolecionismobr
volarebrasil@volarebrasil.net.br
.

ATENÇÃO! Ao receber solicitações com o nome/email da VOLAREBRASIL e REVISTA COLECIONISMO BR, com pedidos de pagamento on-line,
solicitações para baixar arquivos, solicitações para links redirecionados...
Informamos que NÃO enviamos e-mails com estas solicitações. São falsas comunicações.